16/03/2011

Japão: Day After

Ontem, como postei anteriormente, foi um dia de muitos comentários, mas não conseguimos saber ainda se todos são verdadeiros.
O que é fato é que a radioatividade já chegou a Tokyo, mas os níveis não são preocupantes. (ainda).
As lojas já estão com seus estoques de alimentos quase vazios. Racionando a venda diária para poder abrir as lojas. Aqui em Toyohashi, água, lamen, tissue (lenço de papel), papel higiênico e arroz já estão acabando, alguns lugares já tem placa escrita em português dizendo que não tem previsão de quando chegará.
Ontem saiu nota na tv japonesa pedindo para a população não entrar em pânico, disse também que a radioatividade que chegou em Tokyo, ainda não é alarmante, mas para as pessoas evitarem o consumo de água da torneira.
Também informou que muita gente deixou o Japão com medo, e que as passagens estão esgotadas para qualquer destino. Só partirão vôos com passagens já compradas. Por isso, as pessoas devem ficar em suas casas, estocar comida e água, que podem demorar um pouco pra chegar nas lojas e economizar energia elétrica.
Ontem, as 22:30, tínhamos acabado de deitar quando tudo começou a tremer. Ainda bem que passou logo, ligamos a tv e vimos que foi um terremoto em Shizuoka, província ao lado da minha, de 6.0. Aqui em Toyohashi foi 3.0.
Estou tentando ligar para a prefeitura para ter informações sobre o racionamento de energia, mas a linha está congestionada.
Aconcelho aos brasileiros que moram aqui para não entrar em pânico com as informações dadas por conhecidos, que mesmo que involun´tariamente, podem ser exageradas. Para isso, consultem o site da NHK em português; para ter informações oficiais.

A NHK WORLD RÁDIO JAPÃO está de plantão na cobertura da catástrofe.
A partir de 27 de março, a RÁDIO JAPÃO vai iniciar a transmissão das 18h30, hora de Brasília, na frequência de 11880kHz. Já a transmissão das 23h30 será encerrada em 26 de março. A transmissão das 06h30, por sua vez, prossegue sem alteração.

Mais um aviso para amigos e parentes, confirmei agora com a prefeitura que ainda não começará o racionamento de energia aqui . quando isso acontecer, ficarei incomunicável das 6hrs as 9hrs da manhã, horário do Japão, mas eu aviso antes.
Incomunicável por que meu plano de telefone que liga pro Brasil é via internet, e precisa de modem para funcionar. Nossos celulares são iPhone, e também precisam de sinal de internet. O telefone residencial é fibra ótica e esse ainda não sei se funcionará. Por isso, não fiquem preocupados, assim que voltar a energia eu entro em contato.

Para completar, hoje caiu 10 graus na temperatura e começou a esfriar de novo. De noite chegará a 1 grau, depois da 1 da manhã. Ninguém merece, realmente eu devo ter feito um haram muito grave na outra vida...

Um comentário:

  1. Menina que aflição que senti lendo seu texto, que Deus proteja vocês.
    Sem comentários, rezando muito por aqui...bj

    ResponderExcluir

Que bom te ver por aqui! Que tal me deixar feliz com um recado teu?