29/06/2008

E o domingo tá acabando... Felizmente. Pra mim os dias que já são eternos, hoje foi abismal. Fui dormir as 7:15 da matina e levantei as 10 horas graças a potência que só a voz de duas crianças saudáveis e dispostas possuem. nem preciso dizer como estava meu humor durante dia... fora as dores horríveis causadas pela minha companheira inseparável e insuportável fibro. É gente, sou fribromiálgica e sofro horrores por causa disso.
Ela chegou ontem, depois de uma longa temporada ausente; com uma dor forte de cabeça, insônia e hoje se instalou com tudo, mal consigo digitar.
Aos que acham que é a idade chegando, digo-lhes que não, pois a mesma se manifesta pela primeira vez em mulheres jovens, como foi meu caso.
Desculpem... realmente tinha muito a escrever hoje, mas não tá dando. Quando eu melhorar eu volto.

Frase do Fim de Semana

"Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. O romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."
Luis Fernando Veríssimo
"Eterno é tudo aquilo que dura uma fração de segundos, mas com tamanha intensidade que se petrifica e nenhuma força consegue destruir."
C. Drummond de Andrade

25/06/2008

"Na vida todos temos um segredo inconfessável, um arrependimento irreversível, um sonho inalcançável e um amor inesquecível. "
Diego Marchi
E quem disse que cachorro não é gente? Se eles comem, dormem, fazem manha, têm ciúmes, são birrentos e teimosos quando provocados e fazem xixi toda hora só pra chamar a atenção... Há! E choram como criança! Logo...

Pelo menos meu Yuki é mais humano que muitos que conheço. Ontem ele resmungou de um jeito quando supostamente dei mais carinho pra Jolie do que pra ele que foi impossível a casa inteira não rir. Mas confesso que o xixi incontrolável por todos os lados tá começando a me irritar. Vamos ver até quando vai essa fase.

Hoje fico por aqui. Isso mesmo, passei só pra deixar isso registrado. Tenho muito serviço me esperando...
A propósito, Li minha amada, para de grilos ok! Eu te amo sua boba! Até parece que tu ainda não conhece essa tua amiga eremita...

16/06/2008

Da Série Inutilidades Pertinentes II

É tão difícil aos ouvidos desconhecidos entender que meu nome é SILVANA e não SUZANA?
Vou te falar, não tem nada que me irrite mais do que alguém me chamar direto de Suzana mesmo eu dizendo que meu nome é Silvana. Por telefone então isso é decorrente. Hoje mesmo aconteceu. Vou começar a me apresentar pra essa brasilerada surda como os japoneses me chamam; Shirubana, quem sabe assim eles não erram.

O Japão já não é mais o mesmo...

Ontem a noite, depois de um dia tranqüilo e de ajudar meu vizinho com a arrumação de seu jardim, fomos surpreendidos por uma cena atípica se tratando de Japão.
Vários carros da polícia com sirene ligada a mil pela rua (moro em uma avenida principal, federal que faz ligação com outro Estado, quase na divisa) sem parar no semáforo, só parando 2 quadras a diante. Fora isso, muitas motos da polícia fazendo uma varredura por todas as ruas transversais. Incomum, assustador e totalmente fora da rotina do bairro que é muito tranqüilo e residencial.
Como todo mundo da rua, saí e fui para frente de casa tentar saber o que acontecia. Fiquei 5 minutos lá fora e somente a boataria e o achômetro circulavam pela vizinhança tão curiosa como eu. Sem a mínima vontade de ir até à fonte averiguar, até por apreensão, voltei para meus afazeres e hoje de tarde ao ir na escola fiquei sabendo a versão oficial, até por que nessas alturas já havia uma outra versão circulando pela vizinhança.
O que aconteceu foi um assassinato na divisa dos dois estados e um vizinho do bairro, morador aonde a polícia toda parou é que viu o corpo jogado ao lado da estrada. A correria da polícia é para tentar achar o culpado.
Como o próprio diretor da escola me disse, o Japão está ficando perigoso...
É lamentável chegar a essa constatação, mas se tornou fato. Além desse crime de ontem, estamos em alerta por conta de um maníaco a solta na cidade que há duas ou três semanas anda de bicicleta de noite esfaqueando mulheres que ele encontra na rua. (!) Isso mesmo, e a polícia daqui que é tão eficiente ainda não pegou esta criatura. Na dúvida, melhor não andar a pé pela rua de noite até o tal carinha ser pego.
E o caso de ontem levou o telefone sem fio do bairro divulgar que a polícia tinha recebido uma denúncia de que esse cara estava aqui no bairro e foi identificado por uma suposta vítima.
Sinceramente gostaria que isso fosse verdade. Seria muito mais tranqüilizante saber que este cara estava sendo caçado do que a descoberta de um cadáver.
Espero que isso mude. Que os crimes não aumentem aqui como no ocidente e que loucos como esse que só se ouvia falar pelo noticiário das grandes metrópolis não comecem a proliferar como erva daninha em cidades calmas como a que moro.
Foi justamente pensando na tranqüilidade e segurança de criar meus filhos aqui que compramos casa e abrimos mão do convívio da família e dos amigos no Brasil.
Que eu não arrependa dessa escolha...

13/06/2008

Crônicas Tocadas e Declaração de Amor

Sou uma pessoa que não vive sem trilha sonora. ADORO musiquinhas em minha vida. Por isso deixo aqui Juanes e sua belíssima Para Tu Amor como trilha sonora do dia dos namorados e de todos os outros dias.

Love’s in the air

Dia 12 de junho é dia dos namorados no Brasil. Aqui no Japão a data é divida em Valantines (fevereiro), data em que as mulheres dão chocolates para os homens e White Day (março), onde os homens retribuem os mimos adocicados.
De qualquer forma, festejar o amor é tudo de bom. Quem já sentiu a sensação de borboletas dançando dentro da barriga, ou aquele calor arrepiante passando como um míssel por todo o corpo ao ser tocado ou beijado pelo ser amado sabe bem o que estou falando.
Não existe nada melhor para pele do que amar. Não há fluoxetina melhor que se sentir amada. O cabelo tem mais brilho, a pele fica mais viçosa, o brilho no olhar dispensa maquiagem, as pessoas mesmo sendo chatas se tornam lindas, as picuinhas do dia a dia se tornam nada, os problemas são vistos com olhos mais condescendentes.
Realmente o amor é um bálsamo. Felizes os que amam e que são amados.
Mas e aqueles que não tiveram a sorte de encontrar sua metade? Seguem levando suas vidas e atazanando a vida dos outros.
Sim, por que uma pessoa mal amada e sem essa troca de fluidos amorosos se torna amarga, ranzinza, de mal com tudo e todos é um agente propagador da miséria humana.
Quem nunca teve um colega de trabalho assim, que se destacou pelo seu eterno estado de mau humor e por sua dose extra de rabujice?
Pode apostar que o tal fulano ou não tem um amor ou nunca amou ou tem alguém que não suporta. Isso é clássico. Os problemas dos seres humanos são na maioria iguais, só mudam o contexto e algumas características pessoais.
As pessoas são diferentes, mas seus problemas são sempre iguais.
Mas, voltando ao tema, nada como ter alguém para amar.
Tornamo-nos melhores quando amamos, a pessoa amada desperta em nós o melhor de nosso eu. A vida por mais dura que seja se torna aceitável e suportável. Tudo pode estar uma merda, mas estamos felizes e em paz por sabermos que somos amados e que fazemos diferença na vida de alguém. .
Não se negocia o amor, não se compra amor, não se resolve amar aquela ou essa pessoa, não se engana o amor, ele é imperativo. Ele decide quem é seu objeto de devoção e doação. Ele mais cedo ou mais tarde se faz ouvir e prevalece sobre nossa razão e decisões.
E não há nada que mude esse sentimento. Nem distância, nem outras pessoas, nem picuinhas, nem família, nem amigos, nada consegue destruir o sentimento de amar e ser amado quando ele é puro, verdadeiro e resolve se fazer presente, ninguém o segura. Nem o tempo.

07/06/2008

Frase do Dia

"Para se ser feliz até um certo ponto é preciso ter-se sofrido até esse mesmo ponto."
Edgar Allan Poe
Alguém aí já assistiu ao programa Irritando Fernanda Young? Pra quem desconhece, dá uma olhadinha no oráculo de todas as horas You Tube.
Aproveita e procura a entrevista com Luis Fernando Guimarães (principalmente a última parte, bem no finalzinho). É hilário a cara deles, eu me finei de rir.
Descobri que não sou um ser de outro planeta e nem a única que se irrita ao acordar com passarinhos cantando na minha janela e outras coisinhas irritantes do dia a dia.
Todos se irritam com alguma coisa. Carlos Drummond de Andrade já dizia que "Não é fácil ter paciência diante dos que têm excesso de paciência."
Então, to na boa. Ainda não sou um ser que deve ser exilado do convívio da sociedade, o dia que eu começar a morder, babar ou espumar; eu mesma me retiro e vou para as montanhas tá!
Dá pra tirar umas boas pérolas do programa.

06/06/2008

Os Japinhas não vão dominar o Mundo

Li agora pouco que saiu os novos dados do governo sobre nascimento aqui no Japão. O resultado é alarmante. A exemplo de outros anos, o nascimento de japinhas tem diminuido e o suicídio de japas aumentado. O Japão só perde pra Rússia o pódio de suicídio, entre os países desenvolvidos.
O governo todos os anos lança novas medidas para o incentivo do crescimento da taxa de natalidade e novos programas para baixar a taxa de mortalidade, mas como vemos, ambos se mostram insuficientes.
Ano passado o auxílio-prêmio-maternidade dado as gestantes após o parto subiu de 250.000 ienes (o que eu ganhei quando a Yuyu nasceu) para 300.000. Fora isso, o auxílio leite dado de 4 em 4 meses também aumentou para as famílias que têm mais de 3 filhos. Também foi extendida a cobertura do seguro saúde para as crianças, que até ano passado era gratuíto até os 7 anos, depois dessa idade a criança pagava 30 por cento. Isso eu gostei, agora praticamente dobrou a idade .
Mas mesmo com tantos incentivos financeiros, criar um filho no Japão é caro. Por esse e por motivos como liberdade, crescimento profissional, imaturidade emocional entre outros, os japoneses estão optando por não ter filhos.
Não muito diferente do que vemos no Brasil, aqueles que investem no futuro estudando e se aperfeiçoando, resolvem casar mais tarde e filhos se tornam impensáveis. E aqueles que nunca foram muito chegadinhos nos estudos, que eram meia boca na escola e não pensaram no futuro, ao terminarem o estudo obrigatório vão para a mercado trabalhar em empregos sem exigência de qualificação para se sustentar.
Logo conhecem alguém, se juntam e se entopem de filhos, assim só o marido trabalha enquanto a esposa fica em casa com as crianças e uma renda mensal pra lá de apertada.
Essa é a nova cara do Japão. Muitas das poucas crianças que nascem são frutos de casais muito jovens que não quiseram estudar e não tem a mínima perspectiva de futuro. Logo, a exemplo dos pais, os filhos seguirão o mesmo caminho, salve algumas raríssimas criaturas.
Outra coisa que chama a minha atenção também é que o número de estrangeiros que têm filhos aqui é inversamente proporcional a taxa de natalidade nipônica. Os gaijins são uns coelhos!!!
Se a coisa continuar assim, sem os japas contribuirem para o futuro da nação; o governo vai ter que se render aos filhos de estrangeiros nascidos no Japão e mudar seu status quo.
Num país onde o que vale para ser considerado japonês é o sangue e não o solo, o número de "filhos de uma pátria que não o considera filho" aumentam consideravelmente e em breve isso será quase impossível de ignorar.
Já que o Nippon copia os EUA em quase tudo, por que não adota o status sollus como o de lá? Tá certo que aqui não é uma terra de imigrantes como Brasil e EUA; mas quando o futuro populacional da nação corre risco, tá na hora rever alguns conceitos milenares e abrir os horizontes para não afetar o desenvolvimento do país.
Galera aqui dá o maior apoio! Se é pra encher essa terra de bakuris, pode contar com nosotros extranjeros para essa missão. Satisfação garantida!

05/06/2008

sobre a impressora que deu petit

Como eu previa, minha parte zen conseguiu resolver meus problemas de impressão.
Não sem antes fazer comentários do tipo:

- (risos) Tu teve vontade de quebrar ela né? Imagino a tua cara quando ela resolveu parar... Xingou muito?

Realmente, não sou assim tão instável emocionalmente ao ponto de quebrar algo quando me irrito. Pelo contrário, nunca quebrei nada. Deixo isso pra minha metade zen nos seus raros momentos de ira (hehehe...vingancinha bááásica...)
O máximo que faço é xingar. E xingar muuuito e aos berros, para aliviar a tensão. Aprendi isso com um professor de Psicologia depois de uma aula em que todos se colocaram aos berros, verbalizando tudo o que encomodava. Verdadeiro manicômio. Mas funciona amiguinhos, funciona mesmo. Pelo menos evita um AVC e o meu desta vida eu já tive.

Alimento aos Corvos

Consegui dormir passadas 5 da matina... para acordar as 7... lógico que não deu certo.
Levantei as 8, dei um telefone pro big boss, voltei pra cama e levantei as 11, assustada com a porta tocando. Resultado: cai da escada faltando 3 degraus pra chegar no andar inferior da casa e não abri a bendita porta pra não matar quem estava do outro lado.
Mas não foi uma quedinha de nada... empacotei bonito minha gente! Coisa de pegadinha mesmo! Daquelas que fazem Tum Tum Tum Ploft!
Mas eu estava tão no limbo que na hora fiquei assim... ãããh...que tá acontecendo? Credo. Fim de carreira mesmo...
É isso. Agora podem rir da minha cara ao imaginar a cena. Eu mesma fiz isso depois que "acordei". Conheço algumas aves de rapina que devem estar se torcendo de rir ao ler isso...né?????

O Aprendiz do Justus

A única coisa que voltou pra minha vida foi minha insônia. Mesmo trabalhando como uma jegue, minha insônia de estimação cultivada e criada há anos se dá o direito de vir me perturbar em plena quarta-feira.
Aí que aproveitei para ficar na net. Pelo menos o tempo passa, ler não renderia, visto que meus olhos ardiam como fogo. O pc ao menos é colorido e posso aumentar a fonte.
Aí também que minha curiosidade é muito maior que meu tamanho e ontem a noite quando a Andrea me ligou pra falar sobre o vídeo do tenor Paul Pot , aproveitou e me recomendou o brinquedinho televisivo do Roberto Justus.
Uni a curiosidade a falta de sono e fiquei assistindo O Aprediz 5. Viciei. Uma boa alma intitulada Brusp disponibilizou todos os capítulos do reality tupiniquim com qualidade excepcional.
Pra quem fez uma monografia sobre Gerenciamento de Crises e faz uma Pós sobre Planejamento Estratégico, o programa é um case perfeito de tudo que não se deve fazer em uma empresa. Ri muitas vezes de erros absurdos, tive vontade de aplicar ações em tarefas que estavam naufragando e aprendi muito também.
Uma coisinha não posso deixar passar nesse meu coment sobre o programa do camarada; gente, o cara é engomadinho daquele jeito ou é um style para as câmeras? Nunca vi niguém tão engomado-andando-durinho-tipo-não-respira-com-cabelo-laqueado-sem-noção-pinta-de-magnata-bem-sucedido como ele!!! Agora sei por que seus casamentos não duravam...
Descobri também que houve uma falha na divulgação do programa, por que se eu soubesse dessa tal seleção pra escolha dos candidatos, poderia ter me inscrito!
Tem uma participante que mora na Austrália. Japão é pertinho, poderíamos trocar figurinhas no avião e partilhar a mesma lancheira.
Aí que eu voltava pro Brasil de vez se conseguisse ser sócia do Justus, esse será o prêmio do campeão, nada mal né? Geral iria amar!

Só os Vírus Lembram de Mim....

Acabo de receber um torpedo da Claro- mesmo morando no Japão- via web. Seria motivo para pura felicidade, depois de meu surto sentimental nesse mesmo veículo se minhas duas antenas e tantas outras pulgas que habitam atrás de minha orelha não começassem a saltitar.
Ora, torpedo da claro via web que traz uma foto junto e ainda por cima não mostra o nome do remetente no cabeçalho do email... hum. Aí que meu oráculo permanente Google nunca me deixa na mão e me provou com uma infinidade de tópicos que essa é a nova onda de vírus flutuantes na net. Portanto queridos amiguinhos, não abram NADA que venha da CLARO, TIM, VIVO e escambal.
Vou te contar em minha gente, que fase a minha... Só os vírus querem ablar comigo...

04/06/2008

A vida é feita de escolhas. As escolhas que tomamos marcam o início ou o fim de períodos. E nossa vida é isso, um somatório de fases geradas por escolhas.
Tenho algumas fases na minha vida em que não foram escritos os finais. Páginas que ficaram em branco, em aberto, histórias interrompidas, talvez à espera de uma nova escolha no futuro.
Não sou muito boa com relacionamentos de uma forma geral.
Não consigo demonstrar escancaradamente quando alguém me é querido e quando perco alguém, sofro calada, sangro por dentro, choro as pencas, mas só dentro dos limites de minhas paredes, para ninguém ver ou saber. Não consigo derrubar o muro de Berlim que me cerca.
Pura merda. Ninguém nunca sabe o que estou pensando, sentindo ou querendo. Nem mesmo eu sei o que os outros pensam ou sentem, por que deveriam saber de mim? Pois é, mas não aprendo. E é aí que me f.d.
Algumas boas amizades, que me eram caras e me deixavam feliz por tê-las, se perderam no meio do caminho por causa disso, da mania de achar que só em pensar na pessoa já basta, da eterna certeza de que as pessoas sabem o que sinto por elas sem precisar procurá-las. Que o que demonstro na presença é suficiente para sustentar o afeto. É incrível como tenho a capacidade de cometer um erro reincidente tantas vezes.
Talvez eu seja assim pelas poucas vezes que transpus o meu muro e quebrei minha cara sardenta. Raramente tive rompantes de abrir meu coração e colocar pra fora todas as coisas que brotavam dentro dele. Lembro que na maioria das vezes que o fiz me ferrei. Acho que fiz papel de idiota. E definitivamente odeio me sentir idiota, tosca e babaca. Por isso sou assim, meio cruel, diriam alguns. Mas não posso fazer nada. Prefiro isso a pagar de besta. Pelo menos eu acho...
Não adianta, talvez só aprenda isso na outra vida. Por que não aprendo que pessoas por mais diferentes que sejam são iguais? Todos gostam de ser lembrados, de receber atenção, de se sentir queridos ou amados por alguém. Eu também gosto. Por mais insensível que eu possa ser ou aparentar, por mais blasé e na minha que eu seja, gosto de me sentir lembrada, querida; de saber que faço falta. que faço falta para alguém.
Não sei por que escrevo tudo isso agora, mas esse lance de ter que aprender com a vida, de divino não tem nada, às vezes me enche o saco.
Andei me declarando demais nos últimos tempos, e pra eu aprender, tomei na lata. A tal reciprocidade que sempre deixei a desejar, agora me faz de vítima.
É... A vida é feita de escolhas. Da próxima vez escolho ser uma planta.
Tecnologia é muito bom e confesso que depois que vim morar no Japão não consigo me imaginar longe de algumas crias tecnológicas fundamentais na minha vidinha.
Mas as vezes a tentativa de simplificar acaba complicando... quando tinha minha impressora Canon multi-hiper-super-poli-funcional versão japonesa, nunca fiquei empanhada na impressão de alguma coisa ( mesmo muitas vezes tendo que decifrar aqueles inúmeros ????????? que apareciam na tela).
Agora que tenho uma HP não menos multi-hiper-super-poli-funcional e com upgrade, sim - ela "fala" português!! Não consigo nem imprimir direito as 70 e tralálá páginas da lição que tenho da Pós para ler... pqp viu!
Por que essa merda deu petí e empacou 2 vezes e agora fiquei irada com ela! Cancelei tudo, deixei quieto e de noite, quando minha parte zen chegar em casa, vou pedir pra imprimir o restante.
Alguns devem estar lendo e pensando: "por que não vai lendo o que imprimiu?" Daí que eu respondo queridos leitores; ela imprime de trás pra frente. assim como os livros, revistas e afins dessa terra doida.
Depois eu é que sou nervo exposto...
E pra não dizer que não falei de flores, tudo tem o lado B.
E o meu são algumas amizades que estão me fazendo rever e repensar em alguns velhos ransos.
Quem sabe eu me torne uma pessoa bem melhor por causa de vcs?
Minha amiga-irmã Andrea, que mesmo conhecendo meus ransos e minha total aversão ao telefone, nunca desiste de mim e me obriga a exercitar o hábito de falar ao telefone por mais de 5 minutos. Ela acredita que um dia eu chego lá...
Lirane e Angela; obrigada por sentirem minha falta, me dizerem isso e lembrarem sempre de mim. Também me obrigam a encarar a famigerada ojeriza do aparelhinho criado por Grahm Bell.
Feliz de mim que tenho amigas assim! Pobre de mim por ter amigas que amam o telefone!