05/11/2008

Das Comidas Dessa Terra - Obentô (marmita, para os íntimos...)

O que no Brasil é coisa de pobre, no Japão faz parte da cultura. O hábito da marmita (aqui chamada de obentô) é adquirido já no jardim de infância e acompanha o vivente até até fim da vida.

Aqui, um obentô não é somente aquele lanchinho que vai acalmar as lombriga na hora do almoço; ele significa amor, apego e dedicação de mães caprichosas (quando os apreciadores são crianças em fase escolar ) que seguem a lei das cinco cores (vermelho, amarelo, verde, preto e marrom) para preparar o obentô de seus filhos, dividindo os alimentos em cinco grupos por proximidade de cor. Isso permite compor uma refeição mais vistosa, além de proporcionar um balanço nutricional.

Além de alimentar, divertem e ficam parecidos com obras de arte ou desenhos animados, de tão bonitos e coloridos. Na escola, em dias de passeio, a criançada leva obentô (dias normais têm alimentação balanceada fornecida pela escola) e a disputa para ver quem traz o mais bonito é tradicional.


Algumas crianças, principalmente as estrangeiras, ficam chateadas por que suas mães não fazem (ou por que não entendem o que isso significa ou por que não tem tempo) um obentô biito pras cria ficar feliz e se sentir importante.


Minha prole não tem do quê reclamar... Como eles têm uma mãe seqüelada que parece que não teve infância (e olha que a minha foi boa!) e pensa que nem japa (isso quando se trata de ser lóide), eles sempre levam bentozinhos decorados e caprichados, pra ficar contente e se sentir integrado com os coleguinhas. E é bem legal, já recebi elogio de profes e de mães pelos obentôs que fiz.

Olha a minha bizuguinha goly goly detonando o bentozinho, já quase sem nada!

Essa é a seção de bentobako (marmitex) e acessórios, existente em qualquer loja japa.

Os adultos também são adeptos, e a maioria compra pronto nas lojas de conveniência por ser mais rápido e prático. (Fazer obentô exige tempo e dedicação) Abaixo, uma mostra do obentô de adulto.


É gentem, o negócio é sério! Japoneiz é mais seqüelado do que eu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom te ver por aqui! Que tal me deixar feliz com um recado teu?