17/10/2008

Das Comidas Dessa Terra - Daikon: El Peidon

Num post muito muito muito distante, falei sobre as coisas que se come por aqui de uma forma "anpasãn" (chic né?).
Pois bem, devido aos inúmeros emails, vários telefonemas, milhares de scraps, mensagens no msn e torpedos no celular, resolvi dar início a série "Das Coisas Dessa Terra - Comidas", onde mostrarei de forma rápida e ilustrada as inúmeras nojeiras, digo iguarias, e toda a sorte de coisinhas e coisões que se come por aqui. Depois seguirão outros subtítulos como, transporte, curiosidades, hightech e escambal.

Se por ventura eu esquecer algo, peço aos meus queridos leitores que dividem o título de imigrantes comigo para que contribuam com sugestões.

Pra começar, falarei do DAIKON (que eu chamo de Peidon, por seu cheiro que parece uma bunda de neném suja de caca) que no Brasil é conhecido por nabo. Passar por uma plantação de daikon é pedir pra voltar pra terra e prometer que será bonzinho nos próximos 15 anos. Essa iguaria é apreciada ralada como guarnição ou cozida com sake de culinária e uma pitada extra de açúcar. Seu sabor vai modificando a medida que seu cozimento aumenta.

Escolhi esse tubérculo para inaugurar a seção para poder compartilhar com vocês uma linda, comovente e lógico, sem noção história que aconteceu aqui (onde mais poderia ser?), cujo o protagonista/vítima é um daikon gigante. Leiam e depois debulhem-se em lágrimas (pode ser de tanto rir, como preferirem...)

" Nabo gigante em perigo no Japão

É normal que pessoas fiquem comovidas quando um ser humano ou um bichinho está doente e internado no hospital. Agora, quando isso acontece por causa de um nabo...

Mas esta história ocorreu no Japão.Tudo começou em julho, quando os moradores da cidade de Aoi notaram que alguma coisa estava nascendo no asfalto da cidade. Tratava-se de uma espécime do tipo "daikon", um nabo gigante que chega a pesar 18,5 quilos.O nabo é um ingrediente muito usado na culinária japonesa, acostumado a crescer em campos, este nabo tornou-se especial pois superou todas as dificuldades e obstáculos para se erguer na calçada. Impressionados com a perseverança do vegetal, os moradores o batizaram de Dokonjo Daikon, ou "nabo com espírito de luta" (ai Jesus apaga a luz!!!!).

A partir daquele momento, o super nabo tornou-se o mais novo habitante da cidade, adorado por todos os vizinhos, reverenciado até pelas autoridades.Tudo estava correndo muito bem até que, numa noite de sábado, alguns vizinhos foram dar uma olhada no nabo ( por que eles não tinham nada mais interessante pra fazer) e o encontraram sem a cabeça e uma parte superior do corpo. O nabo tinha sido decapitado!!!

A população japonesa foi tomada de uma comoção e tristeza tamanha que, três dias depois, o 'assassino' devolveu as partes cortadas do nabo. Ele colocou-as ao lado do que restou do pobre vegetal.(com uma plaquinha dizendo Desculpa ai, foi mal...)

Na esperança de salvá-lo, representantes da cidade de Aoi colocaram o nabo em um recipiente com água e o levaram para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um centro de pesquisas agrícolas. (e eu é que sou sem noção...)

Agora os cientistas esperam conseguir extrair sementes ou o DNA do nabo. Eles querem desenvolver técnicas para prolongar sua vida e pretendem deixá-lo incubado até que ele se transforme em um novo e completo nabo. Mas neste caso, a técnica tem poucas chances de sucesso. (e eles realmente não tem mais nada pra fazer...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom te ver por aqui! Que tal me deixar feliz com um recado teu?