17/10/2008

A Arte de Ver a Lua e Comer o Coelho

(Era só pra ter a lua como ilustração desse post, mas esses fiadaputya desses gatos tão me perseguindo até na lua!!! cadê o baigon?)

Uma das coisas que mais me encantaram aqui no Japão é ver como esse país é sazonal; como cada estação do ano é bem definida e como tudo muda em cada uma delas.

Por ser um outro mundo, por ter uma cultura milenar e tralálá com bolinhas vermelhas, é muito forte a influência da natureza e tudo que vem dela na vida dos japoneses. Agora que estamos no outono e as primeiras folhas vermelhas começam a apontar nas árvores, entramos na época da colheita do arroz, muito importante para os japoneses, por ser considerado o principal alimento desse povo.

Nessa época, os japongas (e até que não tem os zóinho puxado) gostam de apreciar a lua por ela se tornar maior e mais brilhante (ontem por sinal estava linda!!!!) Esse ritual é chamado de Tsukimi, que significa ver/observar a lua.

Como japa adora uma macumba, digo uma oferenda à seus deuses, também é época de ofertar flores, dango (bolinho japonês) e outras iguarias, pedindo uma colheita farta.

No Brasil, a quem diga que na lua cheia se vê São Jorge lutando contra um dragão, aqui quem mora lá é um coelho fazendo moti (bolinho de arroz). Coisa muito meiga.

E quando a lua está cheia, linda, grande e brilhosa, quem quiser achá-lo basta admirá-la com uma boa dose de criatividade e muita disposição no coração ( um litro de canha na cachola também ajuda) que certamente verá o bichinho (confesso que ontem eu até tentei ver o orelhudo (sem pinga), mas ele foi dá uma banda e deixou só um cartaz: Te Vejo na Páscoa! (...))

Palhaçada à parte, o melhor mirante pra ver (e comer) o coelho é o Mc Donald's; que nessa época do ano tem como atração o Tsukimi Baga (que consiste num maravilhoso hamburguer com ovo, queijo, molho rosé, baicon e pão com gergelim é claro) que desculpem a redundância, mas é algo di-vi-no, ou melhor dyou -tro mundo (entendeu o trocadilho? pois é, não resisti...) Para pessoas como eu se fartarem e ficarem redondas como a lua.
...

E dê-lhe caminhada, acadimia, bicicleta e escadas depois de comer tudo isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom te ver por aqui! Que tal me deixar feliz com um recado teu?