10/09/2008

Bossa (velha) Nova l

Alguns com certeza me crucificarão sem direito a salvo conduto por dizer que a bossa nova, ritmo símbolo da elitizada geração dos exilados políticos nos anos 50, inventada por João (mala) Gilberto e Tom (tdb) Jobim é um ritmo cult para ouvidos treinados com boa música e boa educação (de preferência no estrangeiro).
Pois sinto muitíssimo em informar-lhes que a bossa nova perdeu seu glamour. Pelo menos aqui no Japão (e em outras terras de gringo também).
Fui acostumada com o ritmo e o ouvia com uma certa freqüência por influência de meu pai na infância. O que me fez conhecer razoavelmente músicas, letras e intérpretes. Na minha fase teen, como toda a aborrescente que se preze, queria ser diferente, o que significava ser igual aos amigos e por isso não divulgava esse meu gosto "um cantinho um violão" para quase ninguém.
A vida segue o barco e na descoberta de novos ritmos, a bossa (velha) nova foi esquecida numa dessas gavetas da alma. Até que passados 15 anos, vim parar no Japão e para minha total surpresa, a mesma já morava aqui fazia tempo e veio me dar as boas vindas, ou pelo menos era isso que eu imaginava .
Mas não foi na casa de um conterrâneo, ao qual eu tenha ido visitar pra contar as últimas da terrinha e presenteá-lo com alguma iguaria brazuka, mas quem diria, numa loja de departamentos nipônica.
Me lembro ainda da felicidade ao ouvir aquele barulhinho bom tão familiar aos meus ouvidos, tanto que o sorriso só se defez pra dar lugar ao canto rasgado em plena seção de panelas e utensílios domésticos.
Enquanto me enchia de orgulho e me sentia familiarizada com tudo ao cantar uma música em português na terra das palavras indecifráveis (pelo menos pra mim, na época com apenas 1 mês por aqui), percebia também alguns olhares e um funcionário da loja sempre perto de mim.
Fiquei me sissi com o momento e pensando: "esse cara quer ouvir eu cantar"... E ali fiquei, ensebando, cantanto e me achando a última bolachinha recheada do pacote por aquele "fã" improvisado. Até que o lado zen chegou todo zen e me fez despencar sem pit stop do palco.

lado zen - Sabe esse funcionário ai?

a besta aqui- Hum hum! Ele é meu fã e tá aqui pra me ouvir cantar bossa nova, depois ele virá e me pedirá um autógrafo na camisa, a qual nunca mais será lavada.

lado zen - (risos) Mas tu viaja na maionese né! Ele tá aqui por que viu que tu é brasileira e tá cuidando pra ver se tu não vai roubar nada!

a besta, agora bege com a revelação - Como ASSIM?????

lado zen, tentando não rir da minha tragédia (por que o humor negro dele é mais dark que o meu) - Aqui no Japão, algumas lojas colocam bossa nova como uma espécie de "sinal" de que brasileiros entraram, com isso os funcionários ficam espertos para evitar roubos.

eu, além de anta, agora arrasada pela minha carreira brilhante que acabou antes de começar , olhei bem pro funcionário e disse: Watashi wa dorobo jyanaiô!!!!!!!*

o vendedor com cara de pastel: sumimassen, sumimassen**...

E assim ficou registrada na minha memória o dia em que minha carreira de famosidade encerrou antes do primeiro bis. Daí que há 6 anos atrás, era essa a finalidade da bossa nova como música ambiente. Todavia, hoje isso mudou bastante, pelo menos nas grandes cidades, mas isso fica pro segundo post sobre o assunto.

tradução livre e simultânea:
* Eu não sou ladra!!! Seu babaca, sem coração e preconceituoso!! Frustou meus sentimentos e sonhos de fama e glamour no mundo do show bizz nipônico!!! Nunca mais olho pra tua cara, nunca mais saio na rua e não entrarei mais em loja alguma!!!

** Desculpa, lamento!!!! Eu juro que não queria te magoar, não foi minha intenção, mas sabe como é, minha gerente é uma bruxa recalcada, me obrigou sob a ameaça de chibatadas a ficar no teu encalce, mas pra ser honesto, amei sua voz... Me dá um autógrafo? Pode ser na minha camisa, prometo guardá-la eternamente...

2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tô me acabando de rir aqui!!!!!!!!!!!!!!!!! Literalmente chorando de rir!!!!!!!!!!!!

    Caraca, ja ouvi musica brasuca enquanto estava em loja japa kkkkkkkkkkk, depois disso tome perguntado se seria o mesmo "alerta" kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. se isso foi há mais de cinco anos, com certeza foi alerta!! kkkkk

    ResponderExcluir

Que bom te ver por aqui! Que tal me deixar feliz com um recado teu?