11/09/2008

Zoidinha é Fashion

Ela nasceu no mesmo ano que eu, 1972. Mas por seu design avançado demais (leia-se feia) para a época, a pobre não durou nem um ano nas prateleiras porque simplesmente assustava as criancinhas por seus olhos tão grandes (praticamente um lobo mau), cabelão (liiiiiiindo!!) e pernas de saracura do banhado.

Allison Kat, a designer-criadora da Blythe, enfiou a viola no saco junto com as bonecas cabeçudas e foi morar no alto das montanhas do Himalaia, para fugir da vergonha, fracasso e decepção de vendas (tá bom, não foi bem assim...)

Masssss, como todo o chinelinho véio no mundo tem um pé cansado, eis que um amigo maldoso, na intenção de sacanear, deu de presente uma dessas bonecas para a produtora de vídeo Gina Garan. Mal sabia ele que ela era outra louca de pedra, que além de amar o presente, saiu mundo a fora fotografando a zoiudinha.

Pronto. Em tempos de caiu na net é do povo, as fotos foram encontradas pelo povo mais sem noção do mundo: os japas, que amaram a kidult e a transformaram em obsessão e objeto de consumo. (isso por aqui É a terra dos kidult*)

Em 2002, Garan que não é boba e viu o nicho nipônico em expansão, lançou o livro This is Blythe, que virou o site oficial da boneca. Foi um sucesso e a marca de brinquedos japonesa Takara (menos boba ainda) resolveu relançar a Twiggy de plástico.

O lançamento foi um sucesso, principalmente por sua interatividade e maleabilidade de costumização de tudo ( cabelo, cor dos ohos, pele...) e o resultado disso foi uma legião de fãs da bonecuda mundo a fora que trocam imagens, fazem roupas, criam desfiles, concursos, costumizam as bonecas e tiram muitas, centenas de fotos em diversas situações da bonequinha mais hype e fotogênica do mercado. Por aqui, há vários livros ensinando a fazer roupas, penteados e tudo mais do mundo "Buraizu", como ela é chamada.

Eu já me peguei várias vezes namorando essas dolls nas lojas de brinquedos, pensando se compro ou não compro. Um dia me jogo e trago a sardenta pra casa. (Ai Jesuis! Acho que to sendo contaminada pelos kidults... help me!! Quem poderá me salvar? Não vale o Chapolin Colorado....)


* kidult é um termo onde as palvras kids+adult se fundem para designar pessoas adultas com gostos por objetos e brinquedos infantis. O Japão é campeão disparado nessa área, mas isso é outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom te ver por aqui! Que tal me deixar feliz com um recado teu?