18/07/2008

Nunca te Vi Sempre te Amei

Esse é o título de um filme de 1986 em que uma escritora envia uma carta a uma pequena livraria solicitando algumas obras raras. o vendedor atende a seu pedido, iniciando uma troca de cartas comovente entre dois continentes por duas décadas. Suas cartas íntimas e detalhadas descrevendo seus sonhos, esperanças, sofrimentos e alegrias nos faz mergulhar no universo de suas vidas, e eles acabam desenvolvendo uma amizade notável e duradoura.

Como dizem, a vida imita a arte, e em tempos de era digital, amizades entre pessoas que nunca se viram mas que se tornam verdadeiras amigas se firmam através da internet, alimentadas por programas como Orkut, msn e Blogs.

Sempre fui uma pessoa de fácil sociabilização mas nunca acreditei que seria capaz de fazer amizades com pessoas que nunca vi e que dificilmente poderei manter um contato real. Sei lá, sou tão superlativa que gosto de viver minhas relações com intensidade, inclusive as de amizade.

Mas quando me rendi ao Orkut e recentemente ao blog, descobri que é possível sim ter um amigo virtual. E mais, que amizades a distância são muito mais fáceis de certa forma, de se solidificarem e de darem certo.

Digo isso pelo fato de inicialmente ser mais fácil extravasar os sentimentos com alguém que não conhecemos, que não temos uma relação real, que geralmente implica um comprometimento muito maior; é como se estivéssemos conversando com o analista. Fora que na correria do dia a dia, é mais fácil encontrar o amigo na net que pessoalmente. Sem contar que no exterior, pelo menos aqui no Japão, as amizades voláteis são muito mais regra do que exceção.

Digo tudo isso pra conceituar minha experiência de amizade virtual, que foram muitas nesses longos anos de inclusão digital, mas como tudo na vida, tenho meus destaques especiais.
Das inúmeras pessoas que desenvolvi uma boa amizade, destaco três que se fazem muito presente na minha vida ultimamente. São elas: Erika, Ge, Ale.

A Erika trabalhou comigo no movimento dos Brasileirinhos Apátridas, o qual conseguimos que os filhos de brasileiros nascidos no exterior pudessem ter o direito de ser brasileiro sem precisar lutar na justiça. Hoje temos uma boa amizade e nos falamos quase que diariamente, além de mantermos juntas algumas comunidades bem freqüentadas no Orkut.

A Ale é uma pessoa maravilhosa com um coração de ouro e o que nos aproximou foi o amor pelos animais. Ela foi a peça fundamental na adoção da Jolie e apesar de não nos falarmos mais diariamente, ainda mantemos contato. Suas palavras sempre vêm na hora certa e tocam meu coração.

A Ge, que já postou alguns comentários aqui no blog, é outra amiga especial e nossa aproximação foi através do trabalho maravilhoso que ela desenvolve com crianças órfãos da Tailandia através da Moneh Trade, sua empresa de importação de produtos Tai. De todas, é a única que não desenvolvi alguma coisa juntas, mas isso ainda está nos planos.

Essas três mulheres maravilhosas são mais que amigas virtuais. São guerreiras em suas vidas pessoais, amigas que sempre tem uma palavra de carinho na hora certa, uma frase para me fazer sentir especial quando eu mais preciso, e tudo isso sem saberem o quanto estão sendo importantes mesmo que a distância. E o mais fantástico de tudo, sem pedirem nada em troca; tudo por amor, amizade, respeito e admiração.

Meu maior desejo é conhecê-las pessoalmente, embora todas morem no Japão, cada uma em uma região distante e diferente da minha. Mas nada é impossível quando o amor é o combustível e quando a vontade de confirmar pessoalmente tudo que já se sabe virtualmente é maior que a distância territorial.

Saibam que amo vocês e faço desse meu singelo espaço o mural pra demonstrar toda a admiração, carinho e respeito que tenho por cada uma de vocês. Que o dinamismo da web que nos aproximou nunca nos afaste, pois novas amizades sempre devem brotar, mas sem sufocar as que já floresceram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom te ver por aqui! Que tal me deixar feliz com um recado teu?