24/07/2008

E o Crocs tá ganhando o Brasil...

Quando cheguei em novembro do ano passado ao Brasil levando três pares da minha coleção de Crocs, fui alvo de olhares surpresos vindos de todas as direções, inclusive da minha família. Todos achavam estranhos minhas "sandálias" parecidas com tamancos holandeses coloridésimas e um ou dois números maiores que meu pé (Aqui não se usa sapatos do tamanho exato do pé para não machucar quando os mesmos incham, fora isso a Crocs se USA com folga no pé).

Aos que perguntavam se não era pesado eu fazia questão oferecê-lo para que conferissem sua leveza. De fato, são mais leves que as nossas velhas conhecidas e brasileiríssimas Havaianas (que fazem a cabeça dos mais descolados japoneses e são carésimas por aqui). Fora isso, são práticos e deixam os pés arejados.
Em janeiro, já no auge do verão brasileiro, pude ver uma ou duas pessoas mais descoladas usando Crocs nas ruas de Porto alegre ou na praia, curiosamente ambos vermelhos, enquanto eu desfilava alternadamente com meus Crocs verde limão, rosa choque ou vermelho. Em poucas lojas de calçados podiam ser vistas discretos displayers da Crocs com algumas sandálias coloridas do modelo beach, o mais tradicional da marca.
Mesmo assim, ao ir embora no final de fevereiro não constatei grande aceitação dos brasileiros a essa mania internacional. Sim, nos Estados Unidos, Europa e Ásia são uma febre. Aqui no Japão, de cada 10 pessoas de todas as faixas etárias encontradas na rua, 8 usam Crocs ou imitações.
Acho que as pessoas são meio aversas a novidades, principalmente quando as mesmas pesam um pouco no bolso.
Aqui um Crocs é acessível e um similar é muito barato. No Brasil notei que o preço praticado era equivalente ao sucesso internacional, mesmo assim trouxe de lá três jacarezinhos ( por isso o nome) azul, amarelo e laranja. Agora acho que a moda vai pegar, já existem muitas matérias falando do produto, como essa da Veja .

Mas Atenção!!! Principalmente para as crianças!

Crocs é muito bom de usar, é colorido, divertido, mas em algumas situações,como escadas ou esteiras rolantes é perigoso! Aqui já existem lugares que proibem seu uso; como fábricas, escolas e em hospitais (ele pode provocar estática e alterar a medição em aparelhos respiradores e outros usados em cirurgias).
Além disso o Japão, após 65 acidentes registrados já recomendou oficialmente que seja refeito seu design. Foi comprovado aqui que seu material moderno, ultra leve e aderente feito de resina de polietileno é suscetível a acidentes em escadas rolantes e esteiras. Em mais de 10 países já houve acidentes (no Brasil também ) em escadas rolantes (principalmente) e na maioria dos casos as vítimas eram crianças. Leia mais aqui .
Portanto, cuidem das crianças e não deixem que elas usem Crocs em lugares fechados que tenham esteiras ou escadas rolantes. Aliás, seu uso original vem da prática do iatismo, portanto seu uso é melhor aproveitado ao ar livre.

nossos pés...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom te ver por aqui! Que tal me deixar feliz com um recado teu?