24/06/2010

A Força da Amizade

Sim, pra quem achou pelo post abaixo que estou meio cinza, acertou em cheio!
E só voltei pra postar de novo por que tive o inside da expressão certa do que ocorre aqui ao escrever pra minha amiga Flávia, no seu post sobre amizade no Japão.

como ela mesma diz e eu assino em baixo, as amizades daqui são completamente diferentes das amizades do Brasil, mesmo sendo todos da mesma nação.

E minha definição brilhante para isso é que aqui existe uma Bolsa de Valores de Amizade.
Os amigos flutuam conforme a variação do momento. Tu tens mais ou menos amigos de acordo com a cotação do interesse próprio.

Infelizmente é uma verdade testada e confirmada ao longo de 8 anos de Japão.

Não digo todos, pois como na bolsa de valores, também existem papéis sólidos e estáveis, embora raros.
Ainda tem uma minoria que se salva e eu mesma fiz amigos aqui que serão pra vida inteira e que mantenho contato; como a Erika e o Piero, que infelizmente já foram embora daqui. Mas que nos falamos por telefone, pois preciso manter minha sanidade.

Aqui vale mais quem faz mais churrascos, promove bebedeiras e faz rodadas de truco ou canastra. Tem mais seguidores e companheiros fiéis quem além dos predicados acima, também domine assuntos superficiais (pois a semana já é dura, pra que falar de coisas difíceis), domine futebol ou saiba tudo sobre celebridades, cosméticos e novas lojas (afinal de contas, isso sim é interessante).

E isso nos deixa vazios. E sem querer nos isola cada vez mais.
Mas como Deus é muito bom, sempre coloca uma ou duas pessoas com quem se possa ter um bom papo pra nos salvar desse mundo de futilidade e inexpressão em que vive a maioria de nossos cumpadres de terra pátria.
No nosso caso, começamos a nos reunir aos sábados com dois casais com pensamentos parecidos com os nossos e que se pode manter um diálogo frutífero.

Não me julguem pretenciosa ou até mesmo arrogante por meu desabafo, longe de mim!
Sou apenas uma pessoa que gostaria de manter aqui no Japão pelo menos um pouquinho da troca que uma amizade sadia e sincera oferece.

não acho querer demais poder ter um amigo ou amiga com quem se possa dividir assuntos mais consistentes como política e religião, filosofia e ecologia e outros mais amenos como cinema, decoração, fotografia ou curiosidades. Na verdade, o assunto não importa, mas a maneira como ele é abordado é que me interessa.

queria ter de volta amigos como os que eu citei acima, que me deixaram órfã de um bom papo, daqueles em que as horas passam tão depressa que quando nos damos conta, a madrugada já entrou, o dia já passou, e uma infinidade de informações interessantes foram trocadas e nos satisfizeram como ser humano, pessoa, amigo.

será que isso é pedir demais?

Cansei dos mesmos papos sobre futebol, dos mesmos papos sobre a blusa ou saia da moda, das mesmas fofocas e intrigas por trás e das caras de paisagem na frente.
Esse não é o meu mundo. Nunca foi. E me recuso a fazer parte disso.

Mesmo que pra isso pague o caro preço da solidão de amigos. que seja taxada de culta demais e que pra falar comigo e preciso um dicionário do lado (pasmem, já me disseram isso. E meu único pecado é falar o português corretamente. me desculpem por ter estudado...)

Existe um ditado no Brasil que diz: " Sou brasileiro e não desisto nunca!"
e existe um ditado no Rio Grande, minha terra que diz: " Não tá morto quem peleia!" ,
e é assim que eu vou seguindo em frente.

3 comentários:

  1. Amiga, seu tsxto foi escrito de uma maneira tão real, que eu acho que li tudo sem piscar nem respirar!!! Diretão!!
    Muito bom e realista (infelizmente).
    Bom, agora tô na correria do jantar, mas daqui umas 2 horas mais ou menos, já estarei mais tranquila.... quero deixar um comentário decente!!! Af! Tenho tanta coisa a comentar!!!!
    O lance da Bolsa foi sugoooi!!!!! rsrs

    Posso colocar uma frase daqui na minha postagem e colocar um link para o seu blog????

    Bjs e até daqui a pouco!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Gaúcha porreta! No Japão, bonitona, mostrando que no Brasil trabalhamos sim, mas aproveitamos as folgas.
    Fiquei contente em ler você, num blog bem cuidado.
    Valeu a pena a construção.

    Carinhos,
    Jorge

    ResponderExcluir
  3. (...)e que pra falar comigo e preciso um dicionário do lado (pasmem, já me disseram isso.(...)
    Eu TAMBÉM já ouvi isso....
    Que sou CERTINHA demais e por aí vai....

    Minha QUERIDA Sil...distância física não importa, o que vale são os sentimentos...Lógico que um abraço real é melhor que um virtual mas palavras...estamos a salvo...e não se engane, aí ou aqui as ''amizades''ocorrem a mesma moda, mas só caímos na real aí...isso sim é o diferencial.

    E dá-lhe bolinho de chuva!

    ResponderExcluir

Que bom te ver por aqui! Que tal me deixar feliz com um recado teu?