31/03/2010

Feliz Aniversário, Envelheço na Cidade

Ontem meu calendário virou a página.
Fiquei um ano mais velha.

Não que isso mude alguma coisa na minha vida, na verdade, se parar para pensar, é apenas mais um dia como tantos outros. Pelo menos é assim que vejo agora.

Talvez tenha embrutecido um pouco. E tentando sintetizar, o motivo que mais pesa é sem dúvida morar longe de tudo e de todos que fazem parte da minha história.

Embora tenha familia, um grupo de amigos que se reune todos os finais de semanas e mais um ou dois amigos do peito que ainda moram aqui, posso afirmar sem arrependimentos que não é a mesma coisa do que os aniversários comemorados no Brasil.
As festas e comemorações feitas lá tem um tempero a mais, um colorido a mais e uma vivacidade muito a mais do que qualquer coisa que se faça por aqui.

A sensação que tenho é que aqui estamos sempre com uma melancolia crônica, as vezes mais as vezes menos, mas nunca sem ela.

Mas se alguém me perguntar, "por que não volta então?"
Nesse momento posso dizer que sou voto vencido aqui em casa. Acho que já passei da fase de amar o Japão ao ponto de não querer mais voltar pro meu país. Embora ainda goste muito daqui, voltaria numa boa. Mas como disse, no momento sou a única da família a pensar assim. Me cabe então guardar meus anseios num baú ou aqui no blogolito e respeitar a vontade dos outros membros da família.

Enfim. Meu calendário mudou. E ao contrário das frases feitas que dizem "Ano novo vida nova", minha vida vai continuar como está. Nem melhor nem pior, apenas igual.
A única coisa que muda é que aumentam os cabelos brancos (mas nada que uma tintura não resolva), as marcas de expressão (como disse minha irmã, Chronos tá aí pra isso), os números na idade (esses não dá pra disfarçar, mas não me incomodam) e para alguns desagradáveis, a palavra "senhora" passa a fazer parte do vocabulário ao se dirigirem à mim.(e essa é sem dúvida a parte mais uó de todas)

Mas deixando a rabujisse de lado, o bom do aniversário são as demonstrações de carinho por parte dos amigos e parentes e as palavras bonitas que alegram a alma. É muito bom se sentir amada e bem quista.
Como disse uma amiga, meu ano começou ontem.
Espero que seja tranquilo, sem muitos sobressaltos, com mais momentos bons do que ruins e algum dinheiro para garantir a tranquilidade e evitar as rugas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom te ver por aqui! Que tal me deixar feliz com um recado teu?