25/08/2009

A verdade de cada um

Existem mentiras.
Mas verdades absolutas não existem .

A verdade é digerida e interpretada por quem a recebe de acordo com a sua ótica sobre o fato.
Isso faz com que cada verdade tenha muitas variantes, se torne uma verdade modificada, mas verdadeira aos olhos de quem a assimila.
Portanto, a minha verdade sobre um assunto pode não ser a sua verdade.
Os noticiáros e jornais estão aí para comprovar o que digo.

Assim como também o dia da mentira não deveria existir.
Isso leva ao presuposto de que todos os dias são dias da verdade e sabemos que na realidade a coisa é bem diferente, a mentira é que prevalece no cotidiano nos mais variados assuntos, em todos os âmbitos da sociedade, independente da geolocalização em que estamos.

Oras, então se vivemos numa sociedade de valores transpostos e éticas distorcidas, teremos pois que instituir o dia da verdade no calendário nacional?
Imaginem a cena:

"- Filhinho, amanhã é o dia da verdade, então esqueça de todas as mentiras cotidianas e pregue uma peça em alguém contado uma verdade."

Eu fico confusa com isso. Muitas vezes não consigo distinguir se uma pessoa fala a verdade, mente ou se fala uma mentira acreditando ser verdade.
Já fui enganada várias vezes assim, o que me deixou meio fula da cara ao ver a pessoa rir de mim e dizer: é mentirinha!!!!
Fora as mentiras que me contaram ao longo da vida e que até hoje nunca suspeitei que fossem mentiras. Isso sim dá um desconforto.
Também já fui incrédula levando pessoas quase ao descontrole no desespero de me provar que suas palavras eram verdadeiras.

Nessa dúvida sobre verdades e mentiras, sigo assim; confiando mais no meu instinto de sobrevivência para dissernir o que me chega.
Ainda erro, às vezes compro lobo disfarçado de cordeiro.
Meu lado Pollyana não se foi com a juventude.

Mas o que seria de mim se não tivesse como princípio acreditar no homem? Talvez fosse considerada uma traidora, incapaz de acreditar na minha própria espécie.
Mas já me sinto feliz por finalmente saber que não existem verdades absolutas e que tudo é uma questão de ponto de vista.


Miss Yang ainda acredita que todos falam a verdade, até a máscara cair e se sentir uma idiota.

2 comentários:

  1. Miss Yang... fizeste-me lembrar um livro do Richard Bach, que me deixou água na boca.
    " Ilusões ", o " O diário de um Messias relutante".

    Contava a história de um messias etambém de um manual dos messias, que ao ser aberto numa determinada página... te mostraria a resposta para as tuas perguntas.

    Não te vou contar todo o livro... mas o manual resultou em imensas ocasiões, até que no fim, e para a dúvida mais atroz, que precisava de ser respondida, o manual abriu-se numa página que dizia assim:

    " Já imaginaste que tudo o que este livro diz pode estar errado?"

    Assim estamos nós... bebendo as palavras dos outros, acreditando e de vez em quando levando pontapés pelos nossos erros...

    Faz parte, não é?

    Beijos.
    Rolando

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que texto lindo!
    Realmente, também acredito que existem muitas verdades absolutas que são falsas.
    A gente acredita em tanta coisa hoje em dia que acaba não analisando a fundo a verdade em cada uma delas...
    Bjos!

    ResponderExcluir

Que bom te ver por aqui! Que tal me deixar feliz com um recado teu?