16/07/2009

Prazer em Conhecê-los!

Filhos espalhados pelo mundo afora, leiam com atenção:

A melhor fase entre os filhos e os pais é quando os filhos se tornam pais e os pais se tornam pessoas iguais a nós. Incontestavelmente.
Afirmo com toda a certeza, hoje sou muito mais amiga e participativa na vida de meus pais do que quando eu era apenas filha.
Não sei dizer em qual momento isso acontece, mas a responsabilidade de nos educar, a sensação de não poder errar, saem para dar lugar a outro tipo de sentimento mais leve, sem o fardo e pressão de não errar.
Nunca conversei tanto com minha mãe como agora que moro do outro lado do mundo.
Hoje, dou mais conselhos ao meu pai do que ele me dá.
Nunca soube tanto deles como sei hoje, mesmo vivendo uma vida inteira ao lado deles.
São outros tempos. Tempos de muita conversa, muita risada, de confidências e de respeito na opinião e desejos, tanto meus como deles.
Filhos espalhados por aí; longe ou perto dos pais, olhem para eles de forma diferente! Procurem quebrar as muralhas do conservadorismo arraigado na instituição familiar e vejam-os apenas como pessoas. Maravilhosas pessoas cheias de histórias pra contar, conselhos recheados de zelo para oferecer e muita bagagem de vida para compartilhar conosco o que fazer ou o que não repetir.
Não esqueçam que nunca somos tão diferente deles quando viramos pais. Isso por que eles são a referência mais próxima de como ser pai que possuímos. Nem sempre boa, é claro. Mas o suficientemente rica para nos dar a opção de escolha entre o erro que não queremos cometer ou o exemplo a ser seguido.
Façam isso enquanto há tempo. Nunca é tarde para conhecer pessoas interessantes.
Principalmente quando elas estiveram ali o tempo todo, sem serem vistas como realmente são, atrás da pesada alcunha de pai e mãe.

2 comentários:

  1. oi querida! adicionei nos favoritos! vou ler com calma todos os posts! adoro blogs! eu tenho varios! uma novidade rápida: eu e o navarro ganhamos um edital de animação infantil e estamos produzindo junto com uma produtora aqui de poa a série: A Princesa do Coração Gelado. blog: www.princesadocoracaogelado.wordpress.com - lá nosso dia-a-dia na produção (preciso atualizar inclusive) e meus outros blogs: www.ideenouvelle.wordpress.com e leregarddor.wordpress.com! bjos e muitas saudades!

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto!
    Tem coisas que a gente só entende com a maturidade...

    Bjsss

    ResponderExcluir

Que bom te ver por aqui! Que tal me deixar feliz com um recado teu?