08/03/2008

Dizem que Hoje é o Nosso Dia

Inventaram uma data para oficializar o Dia da Mulher, como se com isso, todos os erros cometidos no passado e no presente pudessem ser absolvidos.
Tá certo que a data surgiu depois do massacre às operárias nova-iorquinas que lutavam por melhores salários e condições dignas de trabalho; mas foi preciso uma tragédia acontecer, para que criassem uma data e, somente nela, na maior parte do tempo, o mundo realmente preste a atenção e debata sobre os mais diversos problemas, desigualdades e atrocidades que mulheres no mundo inteiro ainda passam em pleno século 21.
Como comemorar um dia, se ainda há a prática de mutilação de meninas em muitas tribos africanas?
Como comemorar um dia, se ainda no oriente médio, meninas são vendidas como escravas sexuais por seus próprios pais em troca de algumas moedas, mesmo que seja para matar a fome do resto da família?
Como comemorar, se no Brasil o número de meninas vítimas de abuso e expostas ao mercado do turismo sexual vêm aumentando assustadoramente e com o agravante de cada vez mais a faixa etária das mesmas ser menor?
Como ficar feliz, se o número de maridos que espancam suas mulheres cresce no mundo da mesma forma em que cresce o desemprego e o abismo social?
Como aceitar que em muitos países; islâmicos ou não, as mulheres não têm garantido a cláusula mais elementar da Declaração dos Direitos Humanos, transcrita no artigo 2?
Como aceitar e ficar calada, que na China, meninas ao nascerem são sacrificadas pelo simples fato de nascerem mulher ou quando não, são abandonadas em orfanatos que mais parecem cárceres, vivendo como bichos em condições sub-humanas, a espera da morte e torcendo para que essa não demore a chegar?
Não concordo com a data por esses e por tantos outros motivos que poderia enumerar aqui, mas certamente não teriam fim e esse post ficaria uma monografia.
Como mulher, cabe a mim divulgar essas atrocidades e semear no pensamento de quem ler que uma data não muda nada, o que realmente fará a diferença, é a maneira como vamos lidar com isso. É como vamos nos posicionar e agir diante desses fatos.
Alguns poderão pensar, que nada adianta fazer algo sozinho, mas não pense assim!!
Esse é o grande erro! Se cada um fizer alguma coisa para que esse quadro se reverta, sem dúvida daqui a alguns anos teremos mudanças significativas!
Pense nisso, com certeza você concorda que lutar pelas mulheres vale a pena. Afinal, você veio de uma, e deve sua vida à ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom te ver por aqui! Que tal me deixar feliz com um recado teu?