11/04/2011

Um Mês se Passou...

O nome da música é "Watashi ni dekiru koto". Quem canta é Kokia.




O mês correu pesado, com sustos, receios, incertezas e muita tristeza. Foi difícil para todos ficar alheio à situação ainda visceral vivida na região de Tohoku.
A reconstrução está ao melhor estilo japonês, organizada, limpa e ordeira e acelerada.
Mas para quem não tem perspectiva de futuro, aliado ao vazio de perdas sentimentais, cada segundo é um dia. Cada dia é um mês inteiro.
Como já disse aqui, me compadeço em especial com as crianças, muitas ainda sem o braço protetor de alguém familiar que lhe possa dar um conforto, mesmo que esse seja silencioso. O governo ainda está pensando  como ajudará estas crianças a encontrar um novo lar.
As campanhas de ajuda para as vítimas pipocam por todo o Japão, entre todas as nacionalidades que vivem aqui. Apesar de muita coisa já ter sido distribuída (brasileiros são os que mais estão contribuindo na arrecadação e distribuição de mantimentos e alimentos, sendo reconhecidos pelo governo e pela mídia por sua agilidade em ajudar os desabrigados), ainda está longe o dia em que a arrecadação de produtos básicos e dinheiro acabará.
Muito já foi feito, mas muito é pouco quando não se tem nada. Ou quando se perde tudo.
Mensagens de apoio e incentivo ao povo japonês são amplamente divulgadas pela net, vindas de todas as regiões do mundo. Isso é muito comovente. 
Acima, coloquei um vídeo de apoio às vítimas muito legal feito por estudantes. Abaixo, cartazes que achei na rede que dizem a frase mais ouvida por aqui: Força Japão!
Escolhi estes cartazes por serem temas que amo: Sakurás (que por sinal estão nas ruas para nos alegrar a alma) e Ultraseven (paixão desde criancinha).

4 comentários:

  1. Linda a música!!! Apesar de não entender nadica de nada... em algumas mãozinhas percebi que estava escrito "Everything will be right";"God bless Japan" e "Japan fight"... deu para entender o recado... muito bacana e comovente mesmo.

    Admiro muito a cultura e o povo japonês, essa é mais uma de outras tantas que eles já se reergueram com dignidade, muita força de vontade e garra!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. O pior já passou, nós sabemos.

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    só para avisar, nem precisa publicar:
    ...situação ainda 'visceral' vivida...
    ...mesmo que esse 'seja' silencioso...

    bj

    ResponderExcluir
  4. Tento fugir dos clichês, mas que filhos mais lindos vc tem!!! Estas carinhas, capturadas exatamente nos momentos em que mudam...rsrsrs eles são mestres nisso, sei bem como é.
    Quanto a este post, passe o tempo que passar, e a sensação "visceral" ainda está presente. Como sempre, um posto lindo e pertinente! Deus a abençoe!

    ResponderExcluir

Que bom te ver por aqui! Que tal me deixar feliz com um recado teu?