26/08/2008

Da Série Inutilidades Pertinentes VI

E fica aqui a maior dúvida Machadiana de toda a literatura brasileira:


Capitu traiu ou não traiu Bentinho?

Das duas uma: ou ela era a maior putana da paróquia ou ele era o maior chato paranóico do século...
Quem se habilita? Qual a melhor hipótese? Quem não sabe nem do que eu to falando...ô cara-pálida, lê Dom Casmurro de Machado de Assis.
Na minha humilde opinião, Dom Casmurro era paranóico e tinha uma mente doentia envenenada por um ciúme excessivo, mostrado já no início de namoro dele com Capitu. Além do mais, o livro é dúbio na interpretação e não dá pra acreditar piamente na narrativa feita em 1º pessoa, no caso o próprio Bentinho.

2 comentários:

  1. Sempre achei que o Bentinho estava viajando... Na minha opinião foi tudo fruto da imaginação doentia dele.
    Bjs!
    Rita

    ResponderExcluir
  2. ...cara se nao traiu....DEVERIA!!!...kkkkkk...pq ele era de um ciume doentio...convenhamos q um pouco de sensaçao de posse e aceitavel...mas...engraçado como perguntas pertinentes nos perseguem....acho q Capitu foi de uma engenuidade sensual...poetica...como cabia a uma personagem do Machado...bjs e muitas sensaçoes e pertinencias p/ nos q perpetuamos nossas inquietaçoes...
    com carinho Ge!!!

    ResponderExcluir

Que bom te ver por aqui! Que tal me deixar feliz com um recado teu?